Como consertar um smartphone Android lento?

Como consertar um smartphone Android lento?

Faça o seu Android lento funcionar como novo




Não há nenhuma pessoa no mundo que nunca tenha tido seu smartphone android sofrendo com lentidão.

Você investe um dinheiro alto e compra um smartphone top onde você pode fazer de tudo, de navegar na internet até jogar os games mais pesados do google play e até ai tudo bem.

É só você usar por alguns meses que além do desgaste na carcaça do celular você começa a ter problema na usabilidade do mesmo.

Apps demoram muito mais pra abrir do que antes. Mudar de um app para o outro também fica lento. Seu smartphone não é mais o que já foi um dia.

Mas não se desespere. Esse problema acontece com qualquer computador, e como você já sabe um smartphone é um computador de bolso.

Aqui abaixo eu cito alguns procedimentos que você pode executar para trazer de volta toda a velocidade que você sabe que seu smartphone é capaz.




Delete todos os apps que você não está usando

Acredito que vocês assim como eu baixamos muitos aplicativos para nosso celular e a gente o abre, usa 2 minutos, fecha e depois ele fica lá pra sempre. A gente não os deleta nem usamos também.

O problema é que no Android a maioria dos apps mesmo que não estejam abertos estão usando algum recurso do celular, seja CPU ou memória. E com o acumulo desses apps o celular realmente começa a dar problemas.

Para deletar esses aplicativos, você pode ir nas configurações e entrar no menu APPS onde encontrará todos os apps do seu celular. Vale lembrar que dependendo do fabricante esse menu pode ter um nome diferente.

Assim que abrir esse menu você pode ver todos os apps instalados. Nessa lista encontre os aplicativos que quer deletar, clique no app e dentro da próxima tela clique no botão de desinstalar. Pronto, menos um app, siga assim até eliminar todos.

Não sinta pena dos apps, se você quiser de novo é só ir lá e baixar novamente então fique a vontade pra deletar todos que não usa.




Limpe o espaço de armazenamento desse dispositivo

Provavelmente você terá muito lixo no seu smartphone, fotos que não deveriam estar lá ou downloads que foram feitos e nunca apagados e por ai vai.

Entre no seu gerenciador de arquivos que indico o ES File Explorer e encontre essas sujeiras.

Pra excluir as imagens você pode usar o gerenciador de arquivos mas também pode usar a própria galeria do celular. Se for através da galeria você consegue ver exatamente o que está deletando.

Se seu celular tiver entrada pra cartão SD coloque como padrão que a câmera salve tudo no cartão de memória.

Depois vá na pasta de downloads e delete tudo que não te interessa. Pode ter certeza que nessa pasta vai ter de tudo pois é a pasta padrão pra qualquer download pelo Android.

Aqui dou uma dica extra. Existe o app Du Speed Booster e nele você consegue apagar lixo, acelerar o celular e além disso desinstalar os apps de forma mais prática e vários de uma vez só.




Limpe seus dados em cache

Esse cache de forma geral é algo positivo, é bom só apagar ele se algum app começar a dar problema. Se tem dados em cache isso significa que certo app não vai ter que ficar indo na internet pra baixar informações de novo como imagens e outras.

Os aplicativos que você raramente usa terão dados armazenados em cache que não só ocupam espaço, mas sempre estão desatualizados e precisarão ser atualizados de qualquer forma.

Às vezes, os dados em cache podem ser buggy e fazer com que os aplicativos se comportem mal, especialmente quando está desatualizado. Você pode limpar o cache para um aplicativo individual na tela ao lado que é a tela de informações do app.




Olhe o seu cartão SD

Nem todos os Androids têm um, mas se você fizer isso, um cartão SD lento e confuso pode realmente fazer o seu Android ficar lento também. Podemos consertar isso até certo ponto.

O que queremos fazer é fazer backup do cartão, formata ele para que esteja limpo e pronto, então coloque nossos arquivos novamente no lugar. A maneira fácil de fazer isso é com um computador.

Desligue seu Android e tire o cartão SD do dispositivo. Coloque-o em um adaptador para que ele possa entrar em um slot para cartão SD em seu computador ou em uma porta USB livre no computador.

Seu computador irá demorar um segundo e depois mostrar a tela para que você possa ver todos os arquivos no próprio cartão.

Em seguida, faça uma pasta na área de trabalho do seu computador para colocar todos os arquivos. Usando o gerenciador de arquivos em seu computador, copie todos os arquivos do cartão SD e cole-os nesta nova pasta que você criou. Verifique se eles estão todos lá. Depois de saber que todos os arquivos foram copiados, tire o cartão SD do seu computador e volte a colocar ele no seu telefone.

Agora formate seu cartão sd pelo celular através das configurações.

A formatação do seu cartão SD irá apagar tudo nele. Faça backup de todas as suas coisas antes de clicar ou tocar em qualquer botão!

Agora vamos fazer o contrário. Coloque o cartão SD novamente no computador e copia tudo que estava na pasta que criou pra dentro do cartão mas antes disso veja atentamente esses arquivos pra ver se precisa de tudo que está ali.

Depois coloque de novo o cartão em seu smartphone. Vale lembrar que alguns aplicativos que você tinha passado para o cartão terão sumidos. Você pode entrar no google play para baixar novamente.

Dica para compra do cartão: Vale lembrar que cada cartão de memória tem uma velocidade específica. Existem cartões classe 4, 10 dentre outras mas as mais comuns são essas. A Classe 10 é mil vezes mais veloz que a classe 4 e também é mais caro mas vale a pena.




Se tudo mais falhar, a reinicialização de fábrica

Bem, aqui está uma fase drástica e que todo mundo odeia fazer. Redefinir um dispositivo... primeiro que antes disso você terá que fazer o backup de tudo. Então essa etapa é pra fazer somente se não tiver mais nenhuma alternativa.

A reinicialização de fábrica faz com que tudo seja deletado e retorna o seu telefone para a mesma condição em que estava quando você iniciou pela primeira vez.

As atualizações de firmware ainda estarão lá, mas coisas como suas mensagens de texto e outros dados serão deletados. Mas às vezes, um novo começo é o melhor caminho a seguir.

Você encontrará uma maneira de redefinir seu telefone nas configurações do dispositivo. Procure por palavras como backup e restauração ou privacidade para encontrar o menu exato. Depois de encontrá-lo, toque e adeus a todos seus dados.

Você verá que seu celular vai ser como novo novamente.

 

via: androidcentral

Previous Google Play Music está com uma promoção imperdível!
Next Cansou do Instagram? Veja como excluir sua conta do Instagram!

About author

You might also like

How To 0 Comments

Como fazer o DOWNLOAD e INSTALAR o Pixel Launcher da Google.

Google recentemente anunciou dois novos smartphones, o Google Pixel e o Google Pixel XL. Ao contrário dos modelos Nexus lançados anteriormente, estes dois modelos vêm com um sistema operacional exclusivo,

How To 0 Comments

Cansou do Instagram? Veja como excluir sua conta do Instagram!

Veja o passo a passo de como excluir sua conta do Instagram   Por mais que seja improvável, você de repente se cansou do Instagram. Pode estar querendo dar uma

How To 0 Comments

A Google Play Store não está funcionando? Aqui está o que você pode fazer

Resolva diversos problemas da Google Play Store!   Em diversos momentos muitos usuários tem problemas com o Google Play Store. Quer se trate de uma mensagem de erro ao fazer

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply