Quer mudar aplicativos padrões no Android? Aprenda aqui!

Quer mudar aplicativos padrões no Android? Aprenda aqui!

Quem nunca escolheu aplicativos padrões no Android sem querer e não sabia como mudar ele?




 

 

Muitos já passaram por esse problema. Você sem querer tenta abrir um arquivo de vídeo por exemplo e acaba colocando como padrão certo app pra abrir sempre ele e ai que vem o problema, de repente você não quer mais usar aquele app pra abrir os vídeos mas você não sabe como mudar isso. Nesse tutorial ensino a você a resolver isso.

Desde já adianto. Esse tutorial é para usuários básicos. Se você é um usuário experiente não tem nem porquê ler esse artigo pois provavelmente você já sabe fazer tudo que ensino aqui.

Como gerenciar aplicativos padrão

Faça o download do Default App Manager Lite. Este pequeno aplicativo de terceiros o ajudará a configurar os apps padrões de cada tipo de arquivo. Ele faz um ótimo trabalho de exibir e alterar padrões para a grande maioria dos tipos de arquivo. Basta instalá-lo, inicializá-lo e, em seguida, escolher quais aplicativos você deseja usar para quaisquer arquivos ou funções. É uma ótima maneira de obter uma visão geral do que seu smartphone já considera padrão e alterá-lo para atender às suas preferências. Clique no botão abaixo para fazer o download da Play Store. Se isso resolver o seu problema, sinta-se livre para pular o resto deste artigo.




Então o Default App Manager Lite pode não ser tudo que precisa?

Então talvez o Default App Manager Lite não ofereça suporte ao tipo de arquivo com o qual você está tentando alterar ou talvez você só queira saber um pouco mais sobre o motivo pelo qual seu dispositivo escolheu o padrão que tinha antes de alterá-lo. Se qualquer um destes é o caso, vamos olhar como Android escolhe um aplicativo padrão em primeiro lugar.

A maioria dos usuários está escolhendo quais aplicativos usar por padrão em seus dispositivos o tempo todo sem nem sequer perceber. O processo deve ser o mais discreto possível, por isso é fácil para alguns usuários de nível de entrada escolher um aplicativo padrão sem perceber que eles fizeram isso.




Como definir um aplicativo padrão se não existir

Basicamente, se o usuário ou um app chamar o dispositivo para fazer algo como "tirar uma foto", então o sistema operacional vai procurar um aplicativo que pode fazer essa tarefa. Se houver mais de uma opção e nenhum padrão tiver sido selecionado (ou se uma nova possibilidade tiver sido instalada desde a última vez que um padrão foi definido), o Android perguntará ao usuário qual aplicativo eles prefeririam usar. Isso torna o processo de configuração de aplicativos padrão fácil e intuitivo.

Então, como isso funciona? Primeiro, inicie uma atividade à qual você deseja atribuir um aplicativo padrão. Isso pode variar de clicar em um link para um serviço específico para abrir um determinado tipo de arquivo. Se nenhuma opção aparecer, significa uma das duas coisas: ou você só tem um aplicativo que pode concluir a atividade ou já definiu um aplicativo padrão para a atividade.

Se uma opção aparecer, você verá uma caixa de diálogo aparecer que lhe fornecerá uma lista de aplicativos que você pode usar. Escolha o aplicativo desejado. No caso do Zenfone 2 eu tentei abrir um arquivo do tipo imagem e a tela aparece como essa abaixo. Para deixar algum app como padrão é só selecionar o app e clicar em "Definir como aplicação padrão".

É aqui que alguns usuários acidentalmente atribuem aplicativos padrão sem querer. Se você clicar nessa opção, você não será solicitado na próxima vez que o dispositivo tentar executar essa intenção. Recordará sua preferência e fará o que você disse sempre. No entanto, se você baixar um novo aplicativo que pode servir a mesma finalidade, então ele vai mais uma vez apresentar essa tela.




Alterar aplicativos padrão individuais

Vamos dizer que você quer misturar as coisas um pouco. Você decide que não deseja mais usar o aplicativo Instagram. Agora você quer abrir imagens do Instagram com chrome por padrão. Como você muda isso para que o Android pare de abrir links do Instagram com o app Instagram?

Sem problemas! Basta redefinir os padrões do aplicativo e escolher um novo padrão na próxima vez que for solicitado. Veja abaixo melhor a explicação.

Vá para as configurações

Primeiro, vá para as configurações do seu dispositivo Android. Isso é quase sempre um ícone em forma de engrenagem que pode ser localizado entre seus aplicativos ou em um menu suspenso de sua tela inicial.

Encontrar as definições da aplicação

Em Configurações, localize "Aplicativos" ou "Configurações do aplicativo" ou "Apps". Em seguida, escolha a guia "Todos os aplicativos", próxima à parte superior.

Escolha o aplicativo

Encontre o aplicativo que o Android está usando atualmente por padrão. Este é o aplicativo que você não deseja usar mais para esta atividade.

Redefinir configurações padrão

Nas definições da aplicação, escolha Limpar padrão.

Retornar ao processo

Volte para a atividade que deseja executar. Por exemplo, se você cancelou os padrões do Instagram, você pode clicar em um link no Instagram.com novamente. Isto irá desencadear uma "intenção implícita", e uma vez que o Android não tem mais uma configuração padrão, ele irá perguntar qual aplicativo você preferiria usar.

Selecione um novo aplicativo padrão

Toque no aplicativo que você deseja iniciar usando em vez disso e toque em "Definir como aplicação padrão".

Pronto. Tudo resolvido e ai é só curtir a nova configuração.




Opção nuclear: redefinir todos os aplicativos padrão

Se você não consegue descobrir exatamente qual aplicativo padrão está lhe dando ajustes e a opção de escolher um novo padrão não está aparecendo, não importa o que você faça, ainda há esperança!

No entanto, lembre-se de que a execução desse procedimento também ativará todos os aplicativos desativados, redefinirá as opções de notificação do aplicativo, removerá restrições de dados em segundo plano ou restrições de permissão colocadas em aplicativos específicos. Você não perderá nenhum dado.

Comece acessando Configurações através do ícone de roda dentada na bandeja de aplicativos ou no menu suspenso da tela inicial. Localize a lista "Aplicativos" ou "Configurações do aplicativo" ou "Apps" e toque nele.

Na lista de apps, toque no ícone Opções no canto superior direito da tela.

No menu suspenso, selecione "Redefinir preferências".

Uma tela de aviso aparecerá alertando que isso fará mais do que simplesmente redefinir todos os padrões. Novamente, você não perderá nenhum dado. Toque em "Redefinir apps" para confirmar a operação. Agora você será livre para escolher todos os novos aplicativos padrões através dos métodos normais.

O ponto principal dos aplicativos padrões é tornar sua interação com seu dispositivo Android mais suave e mais intuitiva. Aviso que eu fiz esse passo a passo usando meu Zenfone 2. Em algum outro celular pode ter algumas diferenças principalmente nos nomes das opções mas a localização de cada opção fica basicamente no mesmo lugar.




Fonte: androidauthority

Previous A Google Play Store não está funcionando? Aqui está o que você pode fazer
Next Descubra como saber sempre onde está seu smartphone através desse APP!

About author

You might also like

How To 0 Comments

Como esconder arquivos e apps em seu Android

Como esconder arquios e apps em seu Android Se você quer esconder certos arquivos, e-mails ou aplicativos, por medo ou algo parecido confira essas dicas para esconder da vista de

How To 0 Comments

Como habilitar as Opções de desenvolvedor e deixar seu Android mais rápido?

Se você quer deixar seu smartphone ainda mais rápido te apresento as Opções de desenvolvedor. Essa dica é bem simples mas pra completar ela você deve habilitar as "Opções do

How To 0 Comments

Descubra como saber sempre onde está seu smartphone através desse APP!

Localizar o Meu Dispositivo permite que você remotamente acompanhe, bloqueie e apague os dados em um telefone perdido ou roubado.     O Gerenciador de Dispositivos Android conseguiu sua primeira

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply